domingo, 16 de outubro de 2011

:: Onde está teu tesouro ::


O encontro da Renovação Carismática Católica do dia 13/10/2011, iniciou com animação conduzida por Darlan Réus que nos levava a um momento de alegria na presença de Deus e do Espírito Santo. Em seguida em momento de derramamento do Espírito Santo, Darlan nos convidava a abrir os braços e clamar a presença desse Espírito que habita em nós, declarava que o céu estava se abrindo em nossas vidas, e o Espírito Santo vinha em nosso auxílio, pois muitas pessoas dizem em não achar mais soluções para os problemas, mas Jesus está com as mãos estendidas para nossas vidas. Esta na hora de clamar o nome de Jesus, e declarar o quanto é necessário a presença dELE.
Logo em seguida veio a pregação que foi conduzida por Mauricio Feliciano, que fazia a Leitura do Evangelho de Jesus,segundo São Mateus no capítulo 6 e versículo 19-21, que fala :
“Porque onde esta o teu tesouro, lá também está teu coração.” Começou a pregação perguntando: “Será que vale a pena nos deixar ser um escravo do mundo?” Ele também falava da importância de termos esse tesouro no lugar certo, e dizia que muitas pessoas são egoístas,que acabam não se preocupando com suas famílias,só querem saber de adquirir,de ter mais e mais...
E as perguntas persistiram : Onde realmente está o tesouro de nossas vidas? Se temos dado valor as nossas famílias? Pois ali é o lugar onde nosso coração deve estar Assim finalizando o encontro Mauricio ainda falou: “Não deixe que o mundo seja teu Rei, Deixe Jesus ser o teu Rei.”

Ramon Elias

sábado, 8 de outubro de 2011

O que significa a virgindade de Maria?



Os dois primeiros capítulos dos evangelhos de São Mateus e de São Lucas afirmam claramente que Maria concebeu Jesus sem intervenção de varão: ?o que nela foi concebido vem do Espírito Santo?, disse o anjo a São José (Mt 1, 20); e a Maria, que pergunta ?Como se fará isso, pois não conheço homem??, o anjo lhe responde: ?O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra…? (Lc 1, 34-35). Por outro lado, o fato de Jesus na Cruz entregar sua Mãe aos cuidados de São João supõe que a Virgem não tinha outros filhos. Que os evangelhos mencionem em certos trechos os ?irmãos de Jesus? pode explicar-se pelo uso do termo ?irmãos? em hebraico com o sentido de parentes próximos (Gen 13, 8; etc). Outra hipótese seria supor que São José tivesse filhos de um matrimônio anterior (ver a pergunta:Casou São José uma segunda vez?). Também podemos considerar que o termo ?irmãos? foi usado no sentido de membro do grupo de crentes, tal como é comum no Novo Testamento (cf. At 1, 15). A igreja sempre acreditou na virgindade de Maria, e a chama de ?sempre virgem? (Lumen Gentium 52), antes, durante e depois do parto, como expressa uma fórmula tradicional.
A concepção virginal de Jesus deve ser entendida como obra do poder de Deus ?porque a Deus nenhuma coisa é impossível? (Lc 1, 37). Foge a toda compreensão e poder humanos. Não tem relação alguma com as representações mitológicas pagãs em que um deus se une a uma mulher realizando o papel do homem. A concepção virginal de Jesus é uma obra divina no seio de Maria similar à criação. Isso é impossível de aceitar para o não crente, como era para os judeus e pagãos, entre os quais se inventou histórias grosseiras acerca da concepção de Jesus, como a que a atribui a um soldado romano chamado Pantheras. Na verdade, esse personagem é uma ficção literária, sobre o qual se inventou uma lenda para zombar dos cristãos. Partindo do ponto de vista da ciência histórica e filológica, o nome Pantheras (ou Pandera) é uma corruptela que parodia a palavra parthénos (em grego: virgem). As pessoas, que utilizavam o grego como língua de comunicação em grande parte do império romano do oriente, ouviam os cristãos falarem de Jesus como o Filho da Virgem (huiós parthénou), e quando queriam zombar deles, chamavam-no de ?filho de Pantheras?. Tais histórias, definitivamente, só testemunham que a Igreja sustentava a virgindade de Maria, ainda que parecesse impossível.
O fato de Jesus ter sido concebido virginalmente é um sinal de que Ele é verdadeiramente Filho de Deus por natureza ? daí que não tenha um pai humano ? e, ao mesmo tempo, verdadeiro homem nascido de mulher (Gal 4, 4). Nas passagens evangélicas, mostra-se a absoluta iniciativa de Deus na história humana, para o advento da salvação, e também que esta se insere na própria história, como mostram as genealogias de Jesus.
Pode-se compreender melhor a Jesus, concebido pelo Espírito Santo e sem intervenção de homem, como o novo Adão que inaugura uma nova criação. A ela pertence o homem novo redimido por Cristo (1 Cor 15, 47; Jô 3, 34).
A virgindade de Maria, além do mais, é sinal de sua fé sem vacilações e de sua entrega plena à vontade de Deus. Inclusive, diz-se que, por essa fé, Maria concebe a Cristo antes em sua mente que em seu ventre, e que ?é mais bem-aventurada ao receber Cristo pela fé, que ao conceber em seu seio a carne de Cristo? (Santo Agostinho). Sendo virgem e mãe, Maria é também figura da Igreja e sua mais perfeita realização.


BIBLIOGRAFIA
Catecismo de la Iglesia Católica, nn. 484-511
VARO, Francisco. Rabí Jesús de Nazaret (B.A.C., Madrid, 2005) pp. 212-219.
Fonte:
http://www.bibliacatolica.com.br/blog/outros/o-que-significa-a-virgindade-de-maria/