terça-feira, 20 de setembro de 2011

:: Lidando com as situações ::

Virtudes como paciência, calma, serenidade, são sempre reflexo de uma série de decisões que nós precisamos tomar enquanto vivemos. Todos sabemos que a vida, o passado, o presente e o futuro pertencem somente a Deus. Porém, algumas atitudes nossas podem nos ajudar a imaginar como será o nosso caminhar ao longo da vida.
Só nós podemos decidir se queremos ser uma pessoa serena ou agitada, alguém que transmite paz com os gestos, o olhar, a palavra, o sorriso, ou alguém que carrega o rancor, o desânimo e a tristeza por onde passa.
A vida não é fácil. Enfrentamos tantas situações adversas que muitas vezes não entendemos. Mas Deus sempre está disposto a nos mostrar o quanto podemos crescer com cada uma dessas situações.
Os grandes sábios, santos e heróis que passaram pelo mundo não foram seres superpoderosos que tinham uma dose de força a mais que todos nós. Eles apenas decidiram tirar as melhores lições dos seus sofrimentos, lutas e problemas. Eles certamente fraquejaram em muitos momentos, tiveram vontade de chorar ou até mesmo pensaram em desistir. Mas o que os tornou diferentes foi a forma como agiram diante destas fraquezas. Eles apenas decidiram ter o controle de seus atos, já que o controle de suas vidas já não era possível, ele pertencia somente a Deus.

É a nossa atitude diante das situações que irá determinar o ambiente que queremos viver. Se na nossa casa há gritos, desamor, discórdia, bagunça, não há como exigir que nossos familiares ajam de maneira diferente.
Se milhares de pessoas a nossa volta estão sofrendo com o estresse e a depressão, nós não podemos nos acostumar com isso, ou achar comum que essas 'doenças' cresçam a cada dia. Precisamos decidir, exercitar e reagir frente a cada momento adverso que surge.
Lembre-se, é como aprender a tocar algum instrumento ou dominar um cálculo matemático. Precisa de prática, de erros, de persistência. Não é fácil, mas é possível. Quanto mais você praticar mais dominará suas ações e reações.
Se estamos cansados de desamor e violência precisamos plantar as sementes do amor por onde passarmos. O solo fértil dependerá de você. O plantio começa quando você quiser.
“É hora de despertar, acordar para a realidade, construir a civilização do amor!”. Se começarmos agora a colheita será próspera e os frutos serão doces.
Nosso crescimento será próspero à medida que compartilharmos estes frutos com os que estão à nossa volta. Se preferir, compartilhe seus sentimentos com alguém que confie.
O missionário da comunidade Canção Nova, Ricardo Sá, diz que sempre que dividimos nossos sentimentos e decisões com alguém nos tornamos mais responsáveis por nosso crescimento.
Portanto, tome as decisões necessárias, faça delas um exercício contínuo, conte para alguém o que você está vivendo e prepare-se para se tornar a cada dia um Ser Humano melhor.

Peçamos a ajuda de Deus, Ele sempre espera por nós!
Que Jesus lhe acompanhe nesta busca,
Que o Espírito Santo seja a luz que você precisa,

Com carinho,

Taise Forgiarini

Nenhum comentário:

Postar um comentário